terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BrainStorm(Prata Vetra) , sim existe Rock na Latvía.


Encontrei o BrainStorm (Prata Vetra), por acaso, fuçando bandas eurpoeias no google, e antes desse post começar, essa banda sob a qual vamos conversar, vale lembrar: essa banda  não tem nada a ver com a banda de metal Brainstorm, que é alemã, Esses são da distante, e para mim esquecida lá nas aulas de geográfia, Latvia. Mas os caras tem história, e um som incompravel !


O BrainStorm, também obteve popularidade, através nosso ja conhecido festival, o Eurovision (ver post anterior), só que eles participaram no ano 2000,  e ficaram em terceiro lugar, mas para chegar la, tiveram que ralar, e ralaram muito, 11 longos anos !


 Então por isso que nossa história começa, em 1989, os recém saidos do colégio: Renārs Kaupers, Jānis Jubalts, Gundars Mauševics , Kaspars RogaMāris Mihelson . Resolveram formar uma banda, com um som mais experimental, para ver no que dava.


Deu que eles ralaram muito até que em 1992, lançaram o primeiro single "Jo tu nāc" (Because You Come) que vendeu pouquinho, o que não fez os repazes desanimrem e foram lançando, sussessivos singles de forma independente, até o ano de 1995, ali que as coisas, iriam realmente começar a mudar.


Em 1995, o BrainStorme lançou o single Airplane, que se tornou um sucesso, pois foi a primeira musica da banda a tocar numa rádio mais "mainstream" o nome da radio era "Super Radio FM", fazendo assim crescer a popularidade, na Latvia, e fazendo os rapazes a fazerem suas primeiras apresentações na Alemanha e Reino Unido.


E os anos passaram, o Brainstorm, continou investindo no mainstream europeu. Com um contrato já firmado com o selo  Microphone Records, passaram a gravar  versões de suas musicas em Latvio,e Inglês, mas nunca deixando de lado o expereimentalismo, o que se tornou marca registrada  da banda.


Em 1999 a banda tem seu primeiro grande "boom" de popularidade, antes eles eram conhecidos, era tudo na base do " ah eu ja ouvi isso alguma vez, um dia ". Mas agora a coisa era séria, com vários singles do album "Jo tu nāc" (Because You Come), chegando as paradas da Lativa em primeiro lugar. O que levou a ser chamada para representar seu pais, no já famoso Eurovision ( pelo menos aqui no Boas Novas é a segunda banda que eu conheço que participou do festival ) . Interpretando a musica "My Star", o brainstorm fica em terceiro lugar, fazendo sua popularidade subir, cada vez no balcans.


No mesmo ano 2000, ele lançam um Best Of, para comemorar os 10 anos de estrada, junto com os fãs, com sons em Latvio e em ingles, dando uma geral na carreira do grupo até então.


Com a chegada da década de 2000 a primeira do século 21, o Brainstorm continou lançando albuns bem sucedidos, fazendo shows nos paises balticos, sem perder de vista o experimentalismo e a criatividade, a cada album era uma novidade, um dos grandes sons dessa época é "Maybe" com bela melodia letra impecável e com um performance do vocalista que é memoravel.


Em 2004, o bixista da banda sofre um acidente automotivo mas os integrantes que ficaram resolveram continuar a trajetória do Branistorm porque a segunda metade da  década seria incrivel para eles.


Com a chegada de 2005 o BranisStom fez um dos maiores shows da historia da Latvia, levando 40 mil  pessoas para ve-los, nada parecido com isso aconteceu anteriormente lá por aqueles lados, e até hoje também.


Começa 2010  e o Brainstorm está com todo o gás e resolve quebrar as barreiras e lança um dos seus maiores sucessos, o album "Thunder Without Rain" com . o seu primeiro single Četri krastiFour Shores. leva esse trabalho a ser o album mais popular da Europa segundo a MTV e a VH1 Europe. Logo em seguinda a banda é premiada como a melhor banda da Região dos Balcans. Mas logo em seguida veio o hiato. Por que todo mundo precisa dar um tempo.


Mas não demorou muito não, o Brainstorm logo voltaria em 2008 lançou um  album completamente em Latvio, Tur kaut kam ir jābūt . Em 2009 veio o Шаг (Step) , já com algumas faixas em ingles e já dando sinais que eles estavam dispostos a quebrar barreiras de novo.


Pois  ano passado eles lançaram o belessimo Years & Seconds, com todas as faixas em inglês, cheio de alternativas cria um ambiente divertido ao mesmo tempo, com muita diversidade, e competencia, unindo instrumentos padrões como guitarras baterias baixo, com flautas e acordeons . É um ótimo album de rock alternativo. Esse álbum começa com a calma quase um blues, "A moment To Share", dá uma acelerada com "They Know How To do It Well", (lembra um pouco The Darkness na meneira de cantar ), passa pela bela e bem arranjada "Years & Seconds", e chega acha o seu tom, na minha opinião melhor musica do album "Count My Fingers", que tem um acordeôn dando todo um clima especial a musica. Mas destacam-se também "White" e a faixa que fecha o disco, "Simple Things That Matter". Mas são 13 faixas que com muita sutileza te transporta para um mundo paralelo. E de lá você não quer mais sair.


O BrainStorm são meio primos do Vanilla Ninja(ver post anterior) , mas com histórias bem diferentes, com mais 20 anos de carreira alguém duvida, que esse novo trabalho dos caras não seja mais um sucesso de publico e critica? O BN  não duvida.


Portanto o Boas Novas Recomenda : Brainstorm "Years & Second" (2010)


Quer Mais?


Site Oficial do Brainstorm (Prata Vetra)
(Site em lativo, ta complicado né,  a gente simplifica)


Last Fm. 
(canal da banda na Last Fm, já melhora !)




 Destaques:






Video de Maybe. A mais conhecida da banda.









O Brainstorm Cantando em Latvio. (é diferente)







 A maravilhosa "Count My Fingers", do album mais recente da banda  "Years and Seconds"



Discografia: 





Fonte: 


Wilkpedia.


Por 


Leandro Alsaro

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Vanilla Ninja....Uma longa e interessante história



Conheci o Vanilla Ninja, no final do ano de 2007, um amigo me mostrou, ele tinha visto a banda tocar na antiga Play Tv com o clipe de uma musica chamada "I Know ", fui eu la ver sobre que se tratava, e acabei conhecendo uma das bandas, mais legais, e bem sucedidas da Europa. Sem contar a rica história que essa banda tem. Senhoras  e Senhores, aprsento-vos Vanilla Ninja, vindas da fria e longinqua Estônia para aquecer nossos corações.


  Tudo começou já no distante ano de 2002, onde  quatro garotas se reuniram, não sei se por acaso ou por algum concurso ( o que na Europa é bem comum) e se aliaram a um importante produtor europeu Sven Lõhmus.  No mesmo ano, participaram, de um importante festival europeu, o Eurovision, com a musica "Club Kung Fu", fizeram bonito, ficaram colocadas em 9º lugar ( representando a sua nação  isso que é mais legal). O produtor empolgado com o sucesso e a empatia junto ao publico colocou as meninas para gravarem seu primeiro album "Vanilla Ninja" lançado em Maio de 2003, traz a tona, um album bem alegre, sendo puxado pela então já conhecida dos estonianos "Club Kung Fu ",  divertido, com um clima quase ingênuo, as faixas meio que deslizam pelos seus ouvidos, e quando você menos percebe, o album acabou. Destacam-se desse primeiro trabalho as faixas: "Why?", "Polluter", "Inner Radio". Mas todo trabalho merece ser ouvido com muita atenção, por mais infantil que as vezes pareça ser. Uma curiosidade sobre esse album delas, pois encontramos faixas em ingles e estoniano, é uma lingua que não temos muito contato, mas é bem sonora também, apesar de eu não fazer ideia sobre que elas cantam é diferente, e interessante .


O Vanilla Ninja começou, como um quarteto, sendo que todas as integrantes, tinham participções como vocalistas, sua formação original contava com:  Maarja Kivi (vocal/baixo), Lenna Kuurmaa (vocal/guitarra), Katrin Siska (vocal/teclado) e Piret Järvis (vocal/guitarra). E com a popularidade, que elas consiguiram, dentro da Estônia, através do Eurovision, as musicas delas começaram a fazer sucesso também, na Alemanha Suiça, Austria. lançando alguns, singles que fariam parte do segundo album de estudio da banda "Trace of Sadness".


Lançado em Junho de 2004, "Trace of Sadness", vem para ser a antitese, de tudo que o Vanilla Ninja tinha feito até então. Pois, se "Vanilla Ninja" se mostrava, animado, pop suava ingênuo as vezes. Esse segundo trabalho do grupo, ja mostra uma fase mais madura, com letras e guitarras mais pesadas, arranjos mais elaboradas e sobrios e um certo tom de melancolia que dá para perceber em algumas faixas, o primeiro single "Tough Enough" da o seguinte recado para fãs e critica: Queremos ser grandes, mas ainda buscamos o equilibrio. Mas isso não impediu que vendessem 100.000 cópias por toda Europa, e estabelecerem -se  como grande sucesso.Desse album destacam -se as faixas: "Stay", "When the Indians Cry"."Don't You Realize" e claro a metal farofa "Metal Queen", cara quem ouve algumas faixas vai se lembrar muito de bandas  como L 7. Talvez seja a influencia, de fazer algo mais metal, ou pelo menos, tentar, no geral conseguiram, o album soa muito mais pesado definitivamente.


Nessa mesma época,  o Vanilla Ninja se envolve numa pequena polêmica, ao participar, do Eurovision (que é meio que uma Champions League da musica ), não  pela Estônia e sim pela Suiça, E para ajudar sai a primeira vocalista Maarja Kivi, pois ela não estava contente com os novos rumos que a banda tomaria no seu próximo album em seu lugar é chamada Triinu Kivilaan de nada mais nada menos com 15 anos de idade, e assim ameçando a participação da banda no festival, já que os participantes, teriam que ter no minimo 16 anos para cantar, mas como ela completaria  16 antes do evento, ela foi mantida, e o Vanilla Ninja fez muito bonito tocando "Cool Vibes". Faixa que apareceria no próximo trabalho da banda, o Blue Tatoo.


No fechar das cortinas de 2004 é lançado o terceiro album de estudio das aclamadas garotas da fria Estõnia, Blue Tatoo, vem muito mais soturno que se imaginava, surpreendendo aos fãs e critica, é o ultimo album da banda como um quarteto, vende muito bem, e através desse album que elas começam a expandir as fronteiras da europa central. Esse album também é o ultimo lançado pelo selo Bros Records. Destacam-se desse album as faixas: "Cool Vibes", já conhecida pelo publico Europeu, devido ao Eurovision, Another Day to Live, ótimo som, denso, intenso, mostra bem qual é a proposta desse trabalho, " I know", o clipe dessa musica andou tocando pela "Mtv brasil" e "Play Tv" entre os anos de 2006 e 2007 por aqui, mas muito timidamente. Blue Tatoo mesmo sendo o menos comercial da banda, é um sucesso. E as meninas do Vanillla Ninja resolvem alçar voos ainda maiores, por isso resolvem trocar de gravadora, e fazer um hiato de quase dois anos.


Assinadas com a EMI, o Vanilla Ninja, reaparece como um trio. Pois Triinu Kivilaan sai da banda para dar continuidade aos seus estudos. ( quem sabe um dia ela não volta? ). E em maio de 2006 lançam o mais equilibrado e completo album da banda, "Love is War", achando um meio termo entre a sobriedade, inserida em "Trace of Sadnees" e o clima dançante, instaurado, no debutante "Vanilla Ninja ". Esse trabalho demonstra muito bem como se deve ser um album de musica pop, sem, clichês , porém radiofonico, mas mantendo, uma qualidade, que dificilmente se acha hoje (falando em musica Pop). Desse ultimo trabalho das moças destacam-se "Dangerzone", "Rockstarz", "Black Symphony" e "Shadowns in the Mooon", mas todo album é muito bom, outro trabalho muito bem produzido que você não ve o tempo passar enquanto escuta.


E com esse album elas rompem as barreiras europeias  chegando em paises como Japão, Malásia e Tailandia. Também tocaram no festival de Viña del Mar, chegando a america latina. E conquistando fãs por aqui, com 3 anos de atraso, em outbro de 2009 "Love is War" lançado no Brasil. E existiram na  época, algumas expeculações sobre a vinda da banda para cá. Mas infelizmente nada se concretizou.


O Vanilla Ninja é uma banda de pop Rock muito interessante, infelizmente ignorada palas radios brasileiras, enquanto estouram por ai, tanta coisa duvidosa. Acredito, que elas teriam espaço em qualquer rádio, pois não se trata de som tão alternativo e  dificil de se digerir, o que não quer dizer que não tenha qualidade.


 O BN recomenda ! 


Destaques:

Versão Ao vivo de "Cool Vibes" no Festival Eurovision.



 "Dangerzone"




"I Know" Acustica. 


Quer Mais?


Site Oficial do Vanilla Ninja -(Tá em estoniano mas, vale a pena dar uma olhada tem uns clipes e o site é bem feito)


Por: 

Leandro Alsaro

2011. Promete !

 Muito bem, Boas Novas de volta depois de mais de um mês parado por causa das festas de natal e ano novo, e mais uma semaninha por conta do  merecido descanso.

 Mas estamos de volta, porque 2011, promete ser de muita coisa bacana rolando por ai, pois teremos album novo do Strokes e Red agora, em fevereiro, o REM ja lançou Single novo, o Cake ta com um album bem interessante também. Só para exemplificar o que nos aguarda. 

  Em matéria de shows, teremos ROCK IN  RIO,  e o BOAS NOVAS estará lá ! Lá verei Coheed and Cambria, Metallica, Motorhead, Angra, Sepultura, Slipkonot, e ainda existem mais bandas a serem confirmadas, mas será apoteótico ! E no decorrer do ano destrincharemos a carreira de todas essas bandas. Só isso no dia que eu vou, mas imagina, Coldplay, Stone Sour, Snow Patrol, no dia Rock. Teremos muito  o que falar não ? rs

  E sem contar das varias bandas que não falamos ainda no ano passado, que devido a minha total falta de tempo acabei não postando por aqui, mas hoje a noite ja teremos coisa nova.

  O blog também passará ter a colaboração do meu amigo e parceiro e jornalista, Kaka Spezzotto, que  falara sobre as boas novas da musica pop brasileira, e ainda dara pitacos, sobre politica, cotidiano, enfim sobre o caos que estamos inseridos.

    2011, está só começando, agradeço as expressivas visitas que esse blog recebeu em tão pouco tempo. E desejo sucesso a todos nós !

     Esse é só o começo !

    Destaque: 


Uma das novidades para o Rock In Rio Coheed And Cambria - "Far"


Por

Leandro Alsaro