quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Incubus - Se não agora, quando?

Destaque BN de hoje é por conta da Senhorita Juliana Mezzaroba (Jujulee). Grande fã da banda que iremos apresentar hoje e ouvinte assidua do Rocktracks e profunda conhecedora de musica. Jujulee mostra com propriedade tudo que quer dizer o mais novo trabalho do Incubus. Muito bem, com muita honra e satisfação você verá o primeiro texto de mais uma colaboradora Fixa do BN! Fiquem com Juliana Mezzaroba e O Incubus - "If Not Now, When?" " Senão Agora, Quando ?



É o titulo em português do mais novo álbum do Incubus, “If not now when?”, que foi lançado no dia 12 de julho de 2011.


Demorou quase 5 anos desde o seu ultimo álbum de estúdio, “Lights Grenades”, para que o grupo aparecesse com um material novo. Em junho de 2009 eles lançaram uma coletânea “Monuments and Melodies” que inclui 6 faixas inéditas, além de seus maiores sucessos, como “Drive” e “Megalomanic”.

A banda californiana, que completa 20 anos de estrada, ficou todo esse tempo sem gravar um novo álbum, mas nesse período longe dos estúdio não os fez ficarem longe da musica. O vocal Brandon Boyd lançou no ano passado, um álbum solo “The Wild Trapze”. Ele também se matriculou para o curso de arte, enquanto o Mike Einziger(guitarra) entrou para a escola de música, ambos na universidade de Harvard. Bem Kenney (baixo) também lançou trabalho solo o “Burn The Tapes”, Jose Pasillas (bateria) investiu seu tempo com a família e é hoje o único membro da banda que já é pai.

Logo após a turnê do álbum “Lights Granede” eles decidiram que só iriam voltar para o estúdio, apenas quando tiverem realmente algo novo para escrever e criar. E eles realmente voltaram com algo diferente.

If not now when” (2011), traz um Incubus mais maduro. É o álbum mais lento da banda, o que muitos podem achar estranho, ou que a banda mudou o estilo. Mas se escutar todos os álbuns cronologicamente, poderá perceber que há uma grande diferença entre um e outro. Eles tem algo em comum e elementos que unem os álbuns a uma única banda. Brandon Boyd o definiu como “Ousado, romântico, exuberante. Este álbum é nossa carta de amor destinada para o mundo. É mais obscuro, mais lento, mais refinado e há uma entrega nunca vista em nossa discografia", completou.

Quem produziu o álbum foi o Brendan O' Brien que já trabalhou com a banda e também com o Pearl Jam, Rage Against The Machine e Bob Dylan. O novo disco traz nas 11 faixas uma grande variação de estilos musicais. Passando do pop/rock, rock-alternativo e até o progressivo, como na faixa “In the Company of Wolves”.

O primeiro single escolhido foi “Adolescent”, musica que mais lembra os trabalhos anteriores. Logo se tornou "hit" nas rádios alternativas e criou grandes expectativas dos fãs ansiosos pelo novo material na integra. O segundo foi a doce balada “Promisses Promisses”, como o próprio B. Boyd descreveu “é uma homenagem às canções pop do passado e do futuro”.

Além das 11 músicas inéditas, tem 3 b-sides, "Rebel Girls" , "Hold Me Down" e "Surface to Air". Que para alguns fãs deveriam ter entrado no álbum. Ele pode ser encontrado em lojas em cd, vinil(edição limitada) ou na loja virtual em mp3.


O álbum divide opiniões de fãs e de críticos. Alguns acham que o Incubus perdeu a identidade, outros acham uma obra prima. Como já foi dito pelo vocal eles não fazem musica para agradar ninguém, “Antes de mais nada, nós somos uma banda que não fazemos musica para os fãs. Pode soar estranho, mas fazemos músicas um para o outro e gostamos de compartilhar com os outros. Se as pessoas gostarem ótimo. Se não, também não tem problema”.

Não faz muito tempo desde sua ultima passagem pelo Brasil. Eles tocaram ano passado na primeira edição do festival SWU. Foi a segunda passagem da banda pelo país e eles gostaram tanto que já tem data marcada para voltar. Após iniciarem a turnê de divulgação do novo disco pelos festivais de verão europeus, passando pela Ásia e nesses segundo semestre pelos Estados Unidos. Já foi confirmado pelo empresário da banda, Steve Renne, em 2012 que eles voltam pra América do Sul e o Brasil está nesta lista.

"If Not Now When"(2011) é um álbum que merecer ser ouvido com bastante atenção, pois Incubus alterou sua fórmula sem perder a qualidade.




Destaque BN: 

Incubus - Adolescents- If Not Now, When ? (2011)




Incubus - Promises, Promises - If Not Now, When? (2011)


Incubus- Company of Wolves- If Not Now, When? (2011) 




Quer Mais ? 

No primeiro semestre de 2011 o grupo lançou uma rede social para seus fãs a “Incubus World Headquarters”. Um espaço onde os fãs podem criar seus perfis, compartilhar fotos, vídeos, comentários, criar grupos de discussão, participar de fóruns e ainda receber informação semanalmente.



Curiosidade: 

É comum hoje em dia os álbuns vazarem na internet, não foi diferente com o Incubus. Um pouco antes de ter sido lançado, as musicas caíram em mão erradas o que causou um grande prejuízo para a banda e a gravadora. Com um pouco de humor eles lançaram um jogo virtual “Incubattle: Stop the Album Leak” onde os 5 integrantes combatem a pirataria. Vale a pena conferir, pois além de ser divertido a trilha é toda do feita pela banda.


Se divirta com o  Incubus


Destaque BN Bonus:
Incubus - Surface To Air - ( Live )  


Integrantes:





Por 

 Juliana Mezzaroba (Jujulee)

Revisão:

Leandro Alsaro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário