segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

The Joy Fomidable, Originalidade Peso e Experimentalismo.

Estamos caminhando para os ultimos dias de 2011, um ano que rendeu grandes albuns, lançamentos que daqui 4 ou 5 anos serão lembrados como pilares da musica mundial para essa década de 2010, um ano histórico. E hoje relataremos para vocês mais um desses albuns muito bons, um dos destaques da programação da Jukebox Web Radio, o The Joy Formidable, que mescla muito bem a piscodelia de décadas passadas, com o expirmentalismo tão em voga no cenário alternativo do século XXI. 



O The Joy Formidable tem uma trajetória relativamente curta, apesar de o trio britânico se conhecer, desde a infância. Mas resolveram levar a sério essa brincadeira de fazer musica, apenas em 2007. Compondo alguns sons e fazendo alguns covers de bandas que Ritzy Braian, Rydan Dafydd e Matt Thomaz, ouviam. Já em 2008, a banda lança seu primeiro single "Austere", que chama atenção da critica britânica e ai começa a história do The Joy Formidable.

No mesmo ano de 2008 vendo o sucesso que "Austere" alcançou junto a mida e o publico, o The  Joy Formidable lança um mini album como teste, em alguns mercados mais especificos, como o Japonês (Onde foi primeiramente lançado em 2008). Em outras praças o assim entitulado "A Ballon Called Moaning" chegou mais tarde no Reino Unido só em janeiro de 2009 e nos EUA em maio de 2010  A recepção, foi ótima, o mini album foi apareceu  com a nota 8 na análise da revista Britânica NME. Parecia que a banda estava pronta, começaram a excursionar, angariar  fãs, e o crescimento foi gradativo. Mas muito bem fudamentado. 

Durante o verão de 2010 (isso no hemisfério norte) o The Joy Formidable começou a trabalhar no seu priemeiro album completo " The Big Roar", que foi lançado no dia 24 de janeiro de 2011, algumas faixas do "A Balled Called Moaning", entraram e o que você percebe a primeira vez que você ouve é uma orginal micêlânia de guittarras, baterias com pedal duplo, um barulho meio pós punk aliado a psicodelia dos anos 60 e 70 mais a doçura da voz de sua vocalista. O resultado se torna surpreendente, para quem reclama de falta de orinalidade no atual cenário musical, vai se surpreender com o som.

"The Big Roar" (2011), traz viagens interessantissimas, como em "The Greatest Light, Is The Greatest Shade" ou a simpatissima "Whirring", onde você pensa que é mais uma musica comum com um refrão marcante, e só, se engana, pois seu final é retumbante! Ou a faixa meio foda-se do album "I Don´t Want To See You Like This", que deveria ser uma balada, mas é um bom  "tô nem ai". O album de estreia do The Joy Formidable é completo, ele alia peso e experimentalismo e originalidade no mesmo trabalho. Merece ser ouvido, sem maiores preocupaçoes por que tudo se auto explica. Porque no fundo, não é tão complicado assim ouvir o The Joy Formidable. 

The Joy Formidable tem uma trajetória curta, mas muito bem planejada e fudamentada por três amigos de infância, seu album de estréia "The Big Roar" (2011)  é completo alia peso, expirimentalismo e orginlidade. Pois é de quebra é um tapa na cara de quem acha que falta orginalidade a musica atual! Por todos esses quisitos é uma Boa Nova!


Destaque BN 
The Joy Formidable - The Greatest Light, Is The Greatest Shade - The Big Roar (2011)

The Joy Formidable - Whirring - The Big Roar (2011)

The Joy Formidable - I Don´t Want To See Like This - The Big Roar (2011)



Quer Mais? 

Jukebox Web Radio - Espalhe essa Ideia.

Site Oficial do The Joy Formidable

Formação 

Ritzy Bryan
Rhydian Dafydd
Matt Thomas

Discografia

EP:

A Ballon Called Moaning:

Edição Japonesa lançada em Dezembro 2008, pela Rallye Records 

Edição Britânica Lançada em 19 de janeiro de 2009, pela Pure Groove Records

Edição Norte Americana lançada em 4 de maio de 2010 pela Black Bell Records

Album:

The Big Roar:

Lançando em 24 de janeiro de 2011, pela Atlantic Records.

Destaque Bonus

The Joy Formidable - Austere - The Big Roar (2011)

The Joy Formidalbe - The Last Drop (Ao vivo)

Por

Leandro Alsaro
l.boasnovas@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário